Novidade 2024! Santo Anjo fecha parceria com LIV, no projeto socioemocional

Muito ouvimos falar sobre educação socioemocional. Mas, afinal… o que EXATAMENTE é isso?

Calma que a gente explica:

Para além dos conhecimentos como matemática, inglês, física, ciências… também é papel da escola ajudar os estudantes a lidarem com as suas próprias emoções e, assim, melhorar a relação com eles próprios e com o próximo.

E é aí que entra em ação o conceito de educação socioemocional, habilidade exigida, inclusive, pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A educação socioemocional envolve o aprendizado e desenvolvimento de habilidades comportamentais como empatia, paciência, autoconhecimento, autonomia, resiliência, criatividade, comunicação assertiva e muito mais.

Tudo isso sendo trabalhado de uma forma direcionada para cada fase da vida do aluno.

E por entender essa importância, o Santo Anjo firmou uma nova importante parceria para 2024!

Com o Programa LIV (Laboratório de Inteligência de Vida)!

Referência no assunto, o LIV incentiva e promove o debate em torno da educação socioemocional nas escolas e na vida cotidiana.  O programa constrói esse espaço de fala e escuta nas escolas e já desenvolve a educação socioemocional de mais de meio milhão de alunos.

E não são apenas os alunos que se envolvem na educação socioemocional LIV. Ele abrange professores e famílias! É um olhar tríplice que ultrapassa os muros da escola.

Confira como o LIV e o Santo Anjo irão trabalhar em 2024 em cada faixa etária:

Educação Infantil:

Por meio de recursos engajadores como músicas, histórias e personagens exclusivos, as crianças identificam as emoções nas situações comuns do seu dia a dia.

Na Educação Infantil, convidamos as crianças a reconhecer e nomear as emoções básicas como medo, alegria, tristeza, raiva e o amor, essencial nos vínculos afetivos e na construção subjetiva.

Ensino Fundamental 1

Do 1.° ao 3.° ano

Teremos como foco o conceito da inteligência emocional do Psicólogo Daniel Goleman. Por meio de histórias e personagens exclusivos, ajudamos os alunos a compreender sentimentos complexos e estimulamos os quatro pilares da teoria:

autoconhecimento, autorregulação, empatia e relacionamento.

4.° e 5.° anos

Iniciamos uma aventura intergaláctica! Com projetos e jogos colaborativos exclusivos, estimulamos que os estudantes entendam o seu papel no mundo, apostando na gamificação e no protagonismo dos alunos para começar a realizar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como comunicação, criatividade e colaboração.

Ensino Fundamental 2:

Nessa fase, os estudantes experimentam um momento de muitas transformações: a adolescência. Por meio de projetos, dinâmicas e séries audiovisuais, buscamos uma conexão com as vivências dos alunos, ajudando-os a lidar com os desafios e a desenvolver habilidades socioemocionais, tais como:

pensamento crítico, perseverança, proatividade,

colaboração, comunicação e criatividade.

Em breve tratemos mais detalhes dessa nova e tão importante parceria!